ENTOMOLOGIA GERAL
Armadilhas e métodos de coleta
Para estudar os insetos de maneira eficiente, uma boa coleta deve ser feita para que o mínimo de estruturas seja danificado. Ora, existem insetos grandes e pequenos; resistentes e frágeis, e variados hábitats. Portanto, existe, também, instrumentos ideais para coletar cada um desses tipos de organismos, além de alguns cuidados a serem tomados.
Os instrumentos que são utilizados nas coletas dependem muito dos seus objetivos. Você quer coletar os insetos para serem conservados para estudo? Ou seria para controlar o número deles numa região? Os instrumentos utilizados são ferramentas de captura e normalmente são utilizadas armadilhas. Vale salientar que toda armadilha é um instrumento de captura, mas o inverso não é verdade. São essas ferramentas que dividem o tipo de coleta em coleta ativa e coleta passiva.
A coleta ativa ocorre quando você anda, pula, corre... Faz seus esforços para conseguir um inseto. Lembra daqueles garotinhos na TV que correm atrás de uma borboleta tentando pegá-la com uma rede? Pois é. Isso é uma coleta ativa. A rede que o garotinho segurava para coletar era um tipo de instrumento de coleta. De maneira geral, você vai atrás do inseto em uma coleta ativa.
A coleta passiva ocorre quando você monta um instrumento de coleta que captura os insetos sem a necessidade de você participar ativamente da captura. Se você acender uma lâmpada à noite no meio de uma fazenda, inúmeros insetos serão atraídos por essa lâmpada. Se você quiser captura-los, coloque um lençol branco estendido próximo à lâmpada e depois de uma hora recolha-o rapidamente de maneira que você prenda os insetos dentro desse lençol. Na coleta passiva, os insetos vão até você.
Às vezes é necessário que um entomólogo a procura de insetos sempre tenha consigo alguns instrumentos auxiliares como pinças, frascos de vidro ou de plástico, álcool, tesoura, etc., que servem para fazer você coletar um novo inseto cuidadosamente e ter onde guardá-lo adequadamente. Abaixo, alguns instrumentos de coleta.
-
Puçá
-
É uma bolsa de tecido com um cabo longo. Ideal para pegar insetos no voo. O tecido utilizado normalmente é fino para que se possa visualizar o inseto capturado.
-
-
Sugador entomológico
-
É um instrumento de coleta para insetos pequenos. Há um pequeno tubo por onde o inseto é sugado e outro por onde uma pessoa faz a sucção.
-
-
Rede de varredura
-
É muito parecida com o puçá, mas é confeccionado com tecido de algodão resistente, pois esse instrumento entra em contato com a vegetação e, por causa disso, poderia rasgar um tecido mais fino e apresenta bordas de alumínio. É ideal para coletar insetos sobre a vegetação rasteira como gramas.
-
-
Malaise (armadilha de interceptação de voo)
-
É uma armadilha construida com tecido onde a base tem tecido preto e a parte de cima (o teto da armadilha) tem tecido claro. É uma armadilha boa para capturar insetos voadores. Ela é instalada no chão ou há alguns metro de altura. Os insetos batem no tecido e tentam desviar da armadilha. Como os insetos voadores têm o comportamento de desviar-se para cima quando há obstáculos, o inseto sob cada vez para mais próximo de um tubo com álcool colocado da extremidade mais alta da armadilha, onde os insetos serão depositados e conservados.
-
-
Armadilha luminosa
-
Estrutura de metal com uma lâmpada central que atrai insetos noturnos. Na base da armadilha, há recipientes laterais que mantêm os insetos presos.
-
-
Armadilha de solo (pitfall)
-
É um tipo de armadilha em que um recipiente com formado de copo é enterrado até a boca. Pode conter substâncias atrativas ou não. O objetivo é coletar insetos que percorrem a serapilheira.
-
-
-
Funil de Berlese
-
Consiste em um funil apoiado em um frasco contendo álcool 70%. Na extremidade mais larga, que fica virada para cima, há uma malha fina com material orgânico do campo. Sobre todos esses materiais, há uma lâmpada acesa. Os insetos alí contidos apresentam fototropismo negativo e tentarão fugir da luz, migrando cada vez mais para o fundo da armadilha, na direção do recipiente com álcool.
-
-
Bandejas coloridas (pratos coloridos)
-
São dispostos no campo vários pratos de cores diferentes, que são atrativas para certos tipos de insetos. Nesse prato, coloca-se água e algumas gotas de detergente (para quebrar a tensão superficial da água). Os insetos que pousam nessa água morrem por afogamento.
-
-
-
Armadilha adesiva
-
Utilizado apenas para controle de insetos, geralmente pragas de plantações agrícolas. Os insetos capturados ficam presos ao adesivo e não destruídos, sendo inviável sua utilização para montagem e conservação.
-
-
McPhail
-
É um tipo de armadilha ideal para capturar insetos voadores, em especial abelhas. Coloca-se um atrativo ou feromônio do inseto que se deseja capturar dentro do recipiente. Os insetos capturados entram por uma abertura inferior e permanecem dentro da armadilha até sua retirada.
-