ENTOMOLOGIA GERAL
Tipos de pernas
As pernas dos insetos possuem tipicamente 5 partes. Coxa, trocanter, fêmur, tíbia e tarso. A coxa é fixada no tórax e na extremidade do tarso há garras tarsais (alguns insetos não tem garras).
Os insetos adaptaram as pernas para gerar eficiência de atividades. Vejamos a seguir alguns tipos de pernas, que são importantes para identifica-los e para compreender seus nichos ecológicos.
-
Perna ambulatorial – São pernas adaptadas para andar. Alguns autores dizem que existem pernas corredoras (adaptadas para correr) e que estas são diferentes das ambulatoriais. Mas a diferença morfológica não é visível (pelo menos externamente).
-
Pernas saltadoras ou saltatoriais – São adaptadas para o salto. O fêmur é bem espesso, pois é nessa região da perna que tem maior massa muscular que impulsiona todo o corpo.
-
Pernas coletoras – São típicas de abelhas. A tíbia tem uma expansão que armazena mais grãos de pólen.
-
Pernas preensoras ou raptatórias – Por definição, as pernas raptatórias (ou raptoriais) e preensoras são aquelas adaptadas para capturar uma presa e estão presentes em insetos predadores. Morfologicamente, as pernas raptoriais apresentam tarso enquanto que nas preensoras, o tarso é ausente.
-
Pernas fossoriais – São pernas adaptadas para cavar. São curtas e apresenta forte musculatura que deixa a perna mais difícil de ser quebrada e deixa também mais ágil na habilidade de cavar.
-
Pernas escansoriais – São pernas adaptadas para se prender aos pêlos dos animais. As garras desse tipo de perna é em forma de gancho.
-
Pernas natatórias – São pernas adaptadas para aumentar o atrito com a água e, assim, aumentar a velocidade do nado. Apresentam grande número de cerdas laterais.
A perna ambulatorial geralmente é fina
Pernas saltatórias são típicas de Orthoptera e Siphonaptera
As abelhas apresentam o 3º par de pernas coletoras
Barata d'água tem as pernas anteriores prensoras. Observar a ausência de tarso e de espinhos.
Perna anterior de um louva-a-deus. A perna é raptorial. Observar a presença de espinhos no fêmur e tíbia.
Piolhos têm todas as pernas do tipo escansorial
Paquinha apresenta o primeiro par de pernas do tipo fossorial
Esse é o terceiro par de perna de um besouro da família Hydrophilidae. Observe as cerdas para facilitar a natação