ENTOMOLOGIA GERAL
Diptera
A Ordem Diptera é bastante diversificada, tanto em número de espécies quanto ecologicamente. Há cerca de 150 mil espécies de dípteros descritos, sendo estes distribuidos em aproximadamente 10 mil gêneros.
Características básicas:
-
Balancins (halteres)
-
Insetos dessa ordem apresenta o primeiro par de asas membranosos e o 2º par de asas é atrofiado, formando os balancins. É uma asa não funcional que pode servir apenas para estabilidade no voo. Por causa disso, considera-se que os dípteros apresentam apenas um par de asas.
-
-
Pernas ambulatórias
-
Os dípteros têm todas as pernas ambulatórias. Alguns, como as moscas domésticas, apresentam sensilas gustativas nos tarsos, que é por onde a mosca sente o sabor das substâncias. Para manter as sensilas limpas e, consequentemente, obter a melhor leitura do sabor, as moscas esfregam os tarsos para se livrarem de resíduos nas sensilas.
--> As moscas varejeiras, moscas domésticas e moscas da fruta apresentam aparelho bucal do tipo lambedor (subordem Cyclorrhapha). Aparelho bucal picador-sugador em mutucas, pernilongos e mosquitos (subordens Brachycera e Nematocera).
-
Imagem de um inseto da ordem Diptera evidenciando-se a presença de balancins no lugar do 2º par de asas.